
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, na manhã desta segunda-feira (26), um alerta meteorológico informando sobre um declínio acentuado de temperatura a partir da tarde de quarta-feira (28). A queda brusca nos termômetros será provocada pelo avanço de uma massa de ar seco e frio sobre o Sul do Brasil, logo após a passagem de uma frente fria.
O aviso, elaborado pelas meteorologistas Jéssica Silva e Francine Sacco, e assinado pelo meteorologista chefe Felipe Theodorovitz, destaca que o frio deve atingir todas as regiões do estado, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico, hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de congelamento de pistas e tubulações, especialmente na Serra Catarinense.
As temperaturas começam a cair ainda na tarde de quarta-feira no Oeste e avançam para as demais regiões até a noite, quando serão registradas as mínimas. Nas áreas mais altas da serra, os termômetros podem marcar valores abaixo de 0°C. Nos Planaltos e no Meio-Oeste, as mínimas devem variar entre 1°C e 5°C. Já no Extremo Oeste, as temperaturas devem ficar próximas de 5°C, e em torno de 10°C no Litoral.
Há condições atmosféricas favoráveis para a ocorrência de precipitação invernal e até mesmo neve na quinta-feira (29), especialmente nos Planaltos e no Meio-Oeste. No entanto, a Defesa Civil alerta que se trata de um fenômeno de difícil previsão, e recomenda o acompanhamento frequente das atualizações meteorológicas.
Mesmo com a presença do sol, a quinta-feira deve seguir com temperaturas baixas em todo o estado. No Planalto Sul, as máximas não devem ultrapassar 1°C. No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, variam entre 8°C e 14°C. No Oeste e Extremo Oeste, entre 4°C e 8°C, e nos Planaltos e Meio-Oeste, entre 2°C e 6°C.
Entre quarta e quinta-feira, ventos intensos na metade leste de Santa Catarina devem acentuar ainda mais a sensação de frio, especialmente no Litoral e Planalto Sul.
O frio intenso deve permanecer pelo menos até domingo (1º), com condições para formação de geada em várias regiões, principalmente durante as noites e madrugadas. Durante as tardes, as temperaturas não devem ultrapassar os 20°C.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada com a população em situação de vulnerabilidade e adoção de medidas preventivas para evitar os efeitos adversos das baixas temperaturas.
Deixe seu comentário