Massa de ar polar derruba as temperaturas e mantém risco alto para hipotermia e doenças respiratórias

Santa Catarina enfrenta um período de frio intenso a partir desta sexta-feira (8), com queda brusca nas temperaturas e condições para mar agitado, segundo a Epagri/Ciram. O cenário é resultado do avanço de uma frente fria associada a um ciclone no oceano e da chegada de uma massa de ar polar.

SEXTA-FEIRA (08)
O dia começa instável, com possibilidade de temporais isolados e rajadas de vento de até 60 km/h no Litoral. O mar fica agitado, com ondas de 2,5 m a 3,5 m e risco de ressaca. Durante a tarde e noite, o tempo seca, mas as temperaturas caem acentuadamente. As mínimas serão registradas à noite: abaixo de 5°C do Meio-Oeste aos Planaltos e próximas a 0°C nas áreas mais altas.

SÁBADO (09)
O frio se intensifica. Na Serra, há possibilidade de precipitação invernal durante a madrugada. Mínimas próximas de -4°C nas áreas elevadas e entre 5°C e 9°C no Litoral. Máximas não passam de 10°C no interior e 15°C no Litoral. O mar segue agitado, com risco moderado de ressaca.

Leia também:

Pedido de impeachment de Alexandre de Moraes atinge 41 assinaturas e pode ser protocolado no Senado

DOMINGO (10)

Frio extremo persiste, com geada ampla e temperaturas negativas nos pontos mais altos. No Litoral, mínimas próximas de 10°C. O mar continua com ondas de 2,5 m a 3,0 m.

TENDÊNCIA (11 e 12/08)
Segunda e terça serão de tempo firme, com frio intenso nas manhãs e noites.

Defesa Civil SC