Regiões da Grande Florianópolis, Norte, Litoral Norte e parte do Meio-Oeste devem ser as mais afetadas pelos temporais

A Defesa Civil de Santa Catarina publicou um alerta amarelo para a passagem de uma nova frente fria em metade do estado nesta quarta-feira. As regiões da Grande Florianópolis, Norte, Litoral Norte e parte do Meio-Oeste devem ser as áreas mais afetadas pela chuva intensa e pela formação de temporais isolados ao longo do dia.

A instabilidade é provocada pela associação de dois fenômenos climáticos distintos. O primeiro é um cavado, que consiste em uma área de baixa pressão que favorece a formação de chuva. O segundo é uma corrente de jato em altitude, que atua como uma forte faixa de ventos nas camadas mais altas da atmosfera e ajuda a intensificar e manter o tempo fechado.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia indica acumulados de chuva de 50 a 100 milímetros, com ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora e registro de queda de granizo nas regiões Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e parte do Oeste. De acordo com o órgão federal, há risco para o corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Risco de alagamentos e enxurradas

Conforme o monitoramento da Defesa Civil estadual, no Planalto Norte, Litoral Norte e em parte do Vale do Itajaí a chuva pode ocorrer de forma muito mais intensa em um curto período de tempo, especialmente entre o final da manhã e o período da tarde desta quarta-feira. O risco é avaliado como de baixo a moderado para ocorrências pontuais envolvendo enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Chuva chega após frio intenso

A nova frente fria avança por Santa Catarina logo após a passagem de uma forte massa de ar polar que deixou a região da Serra com temperaturas negativas na terça-feira. Na cidade de São Joaquim os termômetros chegaram a marcar 3,33 graus negativos por volta das 6h da manhã, configurando a menor temperatura de 2026 no estado até o momento. Na mesma região os municípios de Urupema e Bom Jardim da Serra também registraram muito frio com marcas de 2,2 e 1,8 graus abaixo de zero respectivamente.

Leia também: Mulher com bebê no colo é cercada e ameaçada com machado em Itaiópolis

Fonte: NSC Total / Defesa Civil / Inmet

Siga-nos no