Instabilidade perde força hoje, mas aproximação de frente fria trará chuva e calor intenso amanhã

Nesta Quarta-feira de Cinzas dia 18 as instabilidades perdem um pouco de força em relação aos dias anteriores em Santa Catarina. No entanto o calor e a umidade ainda favorecem a ocorrência de temporais isolados com características típicas de verão especialmente entre a tarde e a noite. O risco é considerado baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e destelhamentos. As temperaturas sobem e podem chegar aos 36°C no Oeste enquanto no Vale do Itajaí as máximas passam dos 30°C.

Calor extremo na quinta-feira

Para a quinta-feira dia 19 a previsão indica tempo estável na maior parte do dia mas o cenário muda entre o final da tarde e a noite. A atuação de uma área de baixa pressão e a aproximação de uma nova frente fria trazem condições para temporais isolados. O destaque será o calor intenso: as máximas podem passar dos 35°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte e atingir impressionantes 38°C em áreas do Oeste. O risco para ocorrências associadas ao calor e aos temporais permanece baixo a moderado.

Sexta-feira e fim de semana

Na sexta-feira dia 20 o deslocamento da frente fria pelo mar mantém a condição de chuva pontualmente intensa em todo o estado entre a tarde e a noite. O calor continua com marcas acima dos 30°C. Para o fim de semana a tendência indica retorno dos temporais típicos de verão no sábado e a chegada de um novo sistema de baixa pressão no domingo que deve provocar chuva mais intensa do Oeste ao Litoral.

Leia também: João Rodrigues confirma ligação de Carlos Bolsonaro e admite possível aliança em SC

Fonte: Defesa Civil de SC

Siga-nos no