logo RCN
Salete

Setor de obras trabalha no conserto após chuvas

A secretaria de obras e serviços da Prefeitura de Salete atua desde a última quinta-feira (22) com diversas frentes de trabalho para atender os estragos causados pelas chuvas que assolaram o município e grande parte da região do Alto Vale do Itajaí.

As ações desempenhadas consistem na retirada de quedas de barreiras, deslizamentos de encostas, consertos de galerias pluviais e pontes, além da colocação de revestimento primário de pedras em trechos das estradas vicinais.

Conforme relatado pelo secretário de obras, Alcides Correa, a demanda de chamados está grande principalmente no interior para possibilitar o deslocamento dos moradores, o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola.

Na sexta-feira (23) o prefeito, Juares de Andrade, recomendado pelo Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), decretou situação de emergência. Nesta quarta-feira (27) será finalizado o levantamento dos estragos no município e lançado o documento no sistema integrado de informações sobre desastres - S2ID para análise da Defesa Civil Estadual e Nacional.

Chuvas causam muitos transtornos

Na quinta-feira (22) e nesta sexta-feira (23) nos dois períodos a secretaria de educação suspendeu o transporte escolar e cancelou as aulas em todas as Escolas e Centros de Educação Infantil - CEIs da Rede Municipal de Ensino. Somente as atividades do Centro de Educação Primeiros Passos (creche) situada na Vila São José seguiram na normalidade. O transporte de estudantes para cursos superior e técnico nas cidades de Taió e Rio do Sul também foi afetado e somente voltou a ser realizado na terça-feira (27).

Ao todo foram quase seis dias sem acesso pela única via pavimentada ao município. Desde quinta-feira (22) não havia passagem na Rodovia SC 114 Prefeito Afonso Rohden, onde trechos da pista registravam deslizamento de encostas ou estavam submersos devido o rio transbordar. Na tarde de terça-feira (27) com o fechamento das comportas da barragem Oeste, as águas baixaram e foi liberado o trânsito de veículos.

A ajuda para garantir o tratamento e procedimentos médicos a população veio pelo ar. Em três situações a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde e Promoção Social solicitou a vinda de um helicóptero ao município, com o intuito de transferir a hospitais da região pessoas que sofrem com problemas graves de saúde.

Prejuízos na agricultura ultrapassam R$ 2 milhões

Um levantamento de perdas no setor agropecuário do município de Salete, montado pela Epagri local, aponta R$ 2.479.000,00 de prejuízos devido às chuvas excessivas entre os dias 22 a 24 de outubro.

No documento as perdas relatadas estão na produção de arroz, milho, fumo e na atividade leiteira. Também, devido as constantes chuvas no município o plantio de algumas culturas está atrasado, muitos agricultores não conseguiram preparar as terras.

Além dos danos na agropecuária, estradas vicinais de todas as comunidades foram afetadas, cerca de 17 pontes danificadas, o que deve agravar e dificultar o transporte da produção.

Anterior

Salete vai entregar conjunto de obras

Próximo

Prefeitura de Salete retoma transporte para cursos

Deixe seu comentário