Ferramenta desenvolvida pela CGE de SC agiliza validação e reforça controle preventivo no programa estadual

O governo de Santa Catarina implantou um novo sistema para checar informações dos estudantes inscritos no programa Universidade Gratuita. A decisão foi tomada após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) identificar milhares de inconsistências nos cadastros de beneficiados.

Validação rápida e automatizada

A tecnologia, desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), permitirá que as informações sejam analisadas em menos de 24 horas após o envio da inscrição. A solução será utilizada já na etapa 2025.2 do programa e funcionará durante todo o período de inscrições.

Leia também:

TCE/SC apresenta dados de indícios de inconsistências no Universidade Gratuita

Controle preventivo e mais eficiência

Segundo o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, a ferramenta representa um avanço importante no controle interno da administração pública catarinense.


“Estamos dando um salto de qualidade no controle preventivo. A tecnologia permite que as informações sejam analisadas com agilidade, prevenindo concessões indevidas e fortalecendo a integridade do programa”, destacou.

A solução utiliza bases de dados públicas e critérios técnicos para apontar indícios de irregularidades, que poderão ser confirmadas ou descartadas pela equipe da Secretaria de Estado da Educação.

O Universidade Gratuita pretende contemplar mais de 70 mil estudantes até 2026 com ensino gratuito em instituições conveniadas de Santa Catarina.