O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Brasil nesta semana ao comentar sobre o processo penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante entrevista na Casa Branca, Trump classificou a situação como uma “execução política”.

Trump chama Bolsonaro de "homem honesto"

O republicano reforçou que mantém proximidade com o ex-presidente brasileiro e disse que o considera um político honesto. “Eu conheço Bolsonaro, ele é um homem honesto”, afirmou.

Trump também voltou a condenar a forma como o Brasil conduz a política. “É uma execução política o que o Brasil tenta fazer com Bolsonaro”, declarou, em referência à prisão domiciliar do ex-presidente. Para ele, prender um ex-líder do Executivo representa uma forma “péssima de lidar com a política”.

Leia também: Relatório dos EUA aponta supostas violações de direitos humanos no Brasil e na África do Sul


Relações comerciais em debate

Além das críticas à política brasileira, Trump atacou a relação comercial entre os dois países. Segundo ele, o Brasil impõe tarifas “tremendas” contra os produtos norte-americanos, o que faria do País “um dos piores parceiros comerciais” dos Estados Unidos.

Brasil, México e China

Questionado sobre a aproximação do Brasil e do México com a China, Trump foi enfático ao dizer que não vê ameaça na parceria. “Não estou preocupado. Eles não estão muito bem. Estamos melhores do que eles”, concluiu.