logo RCN
Alerta

Defesa Civil de Santa Catarina alerta para formação de dois ciclones

  • Divulgação -

A região Sul do Brasil está na expectativa da formação de dois novos ciclones extratropicais, com previsões indicando impactos significativos no clima e no cotidiano da população, especialmente em Santa Catarina. Segundo informações da Defesa Civil, o primeiro ciclone está previsto para se desenvolver entre o Litoral Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul já neste sábado (8).

Espera-se que o auge dos efeitos deste primeiro sistema seja sentido na manhã de domingo (9), com previsões de chuva moderada que podem resultar em acumulados de 40 a 50 milímetros, principalmente no extremo sul do Litoral Sul. Já o segundo ciclone, aguardado entre terça (11) e quarta-feira (12), promete intensificar as condições adversas, trazendo chuvas mais fortes, ventos intensos e até risco de ressaca marítima para a região.

O surgimento deste segundo ciclone extratropical é antecipado entre as áreas costeiras do Rio Grande do Sul e do Uruguai, com influências diretas em Santa Catarina, especialmente pela precipitação intensa prevista para a porção sul do estado. Ademais, a intensificação do vento sul pode acarretar em agitação marítima, elevando os riscos de ressaca e potenciais alagamentos costeiros.

É relevante mencionar que a ocorrência de ciclones na região, nesta época do ano, alinha-se ao padrão climatológico, sendo uma característica típica do período. A equipe de meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina permanece em vigilância constante.​

Frente fria perde força e sol deve voltar a aparecer em SC Anterior

Frente fria perde força e sol deve voltar a aparecer em SC

Frente fria traz chuvas de mais de 100 mm para Santa Catarina Próximo

Frente fria traz chuvas de mais de 100 mm para Santa Catarina

Deixe seu comentário