logo RCN
Dengue

Casos prováveis de dengue aumentam 387% em 2024 em Santa Catarina

Os números alarmantes da dengue assombram Santa Catarina neste ano de 2024. Segundo o mais recente informe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), divulgado nesta quarta-feira (13), o estado registrou um aumento exponencial de 387,02% nos casos prováveis da doença nos primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando assustadores 49.920 casos.

A disseminação da dengue não poupa municípios catarinenses, atingindo já 236 cidades do estado. A situação é ainda mais preocupante ao considerar as quatro mortes confirmadas apenas na última semana, elevando o total de óbitos relacionados à dengue para 19 em todo o estado.

As cidades de Joinville lideram as estatísticas, com 11 mortes registradas, seguidas por Itajaí com 3, além de Araquari, Indaial, Itapiranga, Navegantes e São Francisco do Sul, com uma morte cada.

O panorama é sombrio e a preocupação cresce com o registro de novos óbitos, como o recentemente confirmado em Florianópolis, ainda não contabilizado no boletim da DIVE. Oito mortes adicionais estão sob investigação pelas secretarias municipais de Saúde em diversas cidades, incluindo Joinville, Itapoá, Palmitos, Pedras Grandes, São José, Tijucas, Tubarão e Xaxim.

A propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas também de chikungunya e Zika, continua a ser um desafio crescente. O número de focos do mosquito aumentou significativamente em relação ao último informe, agora totalizando 20.270 focos em 233 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 159 estão considerados infestados pelo inseto, tornando a situação ainda mais crítica.

Diante desse cenário preocupante, autoridades de saúde e a população devem intensificar os esforços de prevenção e controle, visando conter o avanço dessa grave ameaça à saúde pública em Santa Catarina.

Santa Catarina resgata uma tradição e registra a primeira “carne na lata” inspecionada Anterior

Santa Catarina resgata uma tradição e registra a primeira “carne na lata” inspecionada

Bebê que morreu em Canoinhas ficou cerca de 5 horas no carro, aponta investigação Próximo

Bebê que morreu em Canoinhas ficou cerca de 5 horas no carro, aponta investigação

Deixe seu comentário