logo RCN
Terremoto

Terremoto de magnitude 7,4 gera alerta de tsunami no Chile

Um terremoto de magnitude 7,4 foi registrado nesta sexta-feira (2) na Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida. A informação foi divulgada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que localizou o epicentro a 219 quilômetros de Ushuaia, na Argentina, e a 438 quilômetros de Punta Arenas, no Chile. A profundidade estimada do tremor foi de 10 quilômetros.

Em razão do risco de tsunami, o governo do Chile determinou a evacuação imediata da costa na região de Magalhães, no extremo sul do país. Bases científicas na Antártida também estão sendo desocupadas preventivamente. O presidente chileno, Gabriel Boric, solicitou que a população deixe as áreas litorâneas e afirmou que todos os recursos estatais estão mobilizados para enfrentar a situação.

De acordo com o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA), há possibilidade de ondas de até três metros atingirem o litoral e as bases antárticas. O alerta de tsunami segue ativo, com o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) mantendo o estado de precaução.

Até o momento, não há registros de feridos ou de danos materiais significativos. Segundo informações preliminares, as evacuações ocorrem de forma ordenada e sem incidentes.

Instalada na Capela Sistina chaminé que anunciará o novo papa Anterior

Instalada na Capela Sistina chaminé que anunciará o novo papa

Vaticano anuncia data do conclave que vai escolher o novo papa Próximo

Vaticano anuncia data do conclave que vai escolher o novo papa

Deixe seu comentário