logo RCN
Alerta

Cidades de SC enfrentam risco de submersão até 2050, aponta estudo

  • Foto Ilustrativa -

Um estudo recente realizado com base em dados do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) revelou que várias cidades do Litoral Norte catarinense enfrentam o risco de submersão devido ao aumento do nível do mar, caso os problemas relacionados ao aquecimento global persistam.

Conforme os mapas elaborados pela plataforma da organização Climate Central, algumas localidades conhecidas de Santa Catarina poderiam enfrentar significativas inundações até o ano de 2050. As análises levam em consideração a topografia das regiões e identificam áreas mais suscetíveis a inundações e erosões.

Confira abaixo cinco cidades catarinenses que correm o risco de "afundar":

    São Francisco do Sul: A cidade mais antiga de Santa Catarina é uma das mais afetadas, com grande parte de sua área, especialmente a região da Praia do Capri, encoberta pelas águas do mar.

    Joinville: Segundo o estudo, uma grande parte da porção leste de Joinville seria inundada até 2050. Entre os pontos destacados estão parques naturais e áreas próximas ao aeroporto.

    Tijucas: Grande parte da cidade de Tijucas poderia ser tomada pela água, chegando até mesmo à BR-101.

    Florianópolis: A porção norte da capital catarinense também está na lista de áreas afetadas. Locais como Jurerê, Lagoinha do Norte, Ingleses Norte, Vargem de Fora e Canasvieiras estariam entre os mais atingidos.

    Jaguaruna: Mais ao sul de Santa Catarina, a cidade de Jaguaruna também está no radar do estudo. A área mais afetada seria aquela próxima à lagoa que leva o mesmo nome.

Diante desse cenário preocupante, especialistas alertam para a urgência de medidas de adaptação e mitigação dos impactos das mudanças climáticas, além da necessidade de conscientização e ações efetivas por parte das autoridades e da população para enfrentar os desafios decorrentes do aumento do nível do mar.

Idosa de 85 anos é espancada até a morte em lojinha de roupas em SC Anterior

Idosa de 85 anos é espancada até a morte em lojinha de roupas em SC

Mais de 30 mil habitações foram regularizadas pela Reurb em Santa Catarina Próximo

Mais de 30 mil habitações foram regularizadas pela Reurb em Santa Catarina

Deixe seu comentário