
Luciane Ceretta assume como Secretária da Educação de Santa Catarina

-
Foto: Eduardo Valente / Secom -
O governador Jorginho Mello deu posse à Profª. Dra. Luciane Bisognin Ceretta como nova secretária de Estado da Educação na manhã desta segunda-feira (26). O ato, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, também contou com a participação da vice-governadora, Marilisa Boehm. A nova secretária tem um extenso currículo na área da Educação, incluindo as funções de reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente da Associação das Fundações Educacionais Catarinenses (Acafe).
“A secretária Ceretta é uma pessoa do maior gabarito e qualificada para assumir essa secretaria tão importante. Temos a missão de melhorar a estrutura física das nossas escolas, principalmente, deixar as salas de aula com ar condicionado para o conforto dos nossos alunos. Precisamos também fazer ajustes no programa Universidade Gratuita para deixar ele ainda melhor, ampliando ainda mais o número de catarinenses beneficiados. Desejo sucesso nessa missão tendo a certeza que ela fará uma excelente gestão frente a nossa secretaria de educação”, destacou o governador Jorginho Mello que, na oportunidade, agradeceu Aristides Cimadon – que agora deixa a pasta – pelo trabalho empenhado e os avanços conquistados na educação catarinense sob seu comando na Secretaria.
A nova secretária possui uma trajetória de 30 anos no magistério superior e foi uma das grandes entusiastas do programa Universidade Gratuita. Ela é graduada em Enfermagem e Administração, mestre em Enfermagem pela UFSC, doutora em Ciências da Saúde pela Unesc e detentora de quatro MBAs (Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão de Projetos), além de oito especializações – quatro em saúde e quatro em educação – e uma recente pós-graduação em Educação em Saúde pela FMUSP.
Atualmente, também é conselheira Estadual de Educação de Santa Catarina, conselheira Nacional de Educação na Câmara de Educação Superior e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Além disso, tem mais de 300 pesquisas, 150 artigos científicos, quase 30 livros e cerca de 20 produtos tecnológicos sobre educação e saúde.
Ceretta tem participação ativa nas comissões do Conselho Nacional, onde estão sendo discutidos temas relevantes como: formação continuada de professores, trilhas formativas para o ensino médio, diretrizes para o ensino técnico profissionalizante e novos formatos avaliativos para a educação básica no Brasil.
“Estou sucedendo esse mestre que é o professor Cimadon e por isso faço questão de destacar tudo que ele já fez pela nossa educação. Vou dar continuidade aos projetos que estão dando certo e em andamento em Santa Catarina com a missão de aprimorar o programa Universidade Gratuita, além da melhoria nas estruturas físicas das nossas escolas da rede estadual de ensino. Abraço essa causa com muito alegria e podem ter certeza que prometo me dedicar inteiramente pela educação catarinense”, disse a secretária Ceretta.
A partir de agora, o foco é aprimorar ainda mais os índices educacionais de Santa Catarina e priorizar a melhora da infraestrutura das escolas, principal pedido do governador Jorginho Mello.
Fonte: Osvaldo Sagaz / Agência Catarinense de Notícias / Governo do Estado de Santa Catarina
Deixe seu comentário