logo RCN
CBF

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou, na tarde desta quinta-feira (15), o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi proferida pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que também nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, com a responsabilidade de convocar novas eleições em regime de urgência.

A decisão judicial invalida o acordo que viabilizou a permanência de Ednaldo no cargo, homologado anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o magistrado, há indícios de incapacidade mental e possível falsificação da assinatura de um dos signatários do documento, o ex-presidente da entidade, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes.

“No tocante à validade do referido acordo, DECLARO NULO O ACORDO FIRMADO ENTRE AS PARTES, HOMOLOGADO OUTRORA PELA CORTE SUPERIOR, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, ANTÔNIO CARLOS NUNES DE LIMA”, escreveu o desembargador em sua decisão.

O caso ganhou novos desdobramentos após dois pedidos encaminhados ao STF na semana passada solicitarem o afastamento de Ednaldo. As solicitações foram feitas pela deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e pelo próprio Fernando Sarney. Ambos argumentaram que a assinatura do Coronel Nunes no acordo que garantiu a eleição de Ednaldo seria falsa. Um laudo pericial apresentado ao processo apontou que a assinatura não é autêntica.

Diante da suspeita, o ministro Gilmar Mendes, do STF, encaminhou o caso de volta ao TJ-RJ no dia 7 de maio, determinando apuração urgente dos fatos. Em decorrência disso, o desembargador Zéfiro solicitou o depoimento de Coronel Nunes, mas a audiência foi cancelada após o advogado do ex-dirigente informar que seu cliente não compareceria por motivos de saúde.

Sem o depoimento, o magistrado optou por dar prosseguimento à análise do caso com base nos documentos disponíveis, o que resultou na decisão pelo afastamento de Ednaldo Rodrigues.

Fernando Sarney, que agora assume interinamente o comando da CBF, faz parte do grupo de oposição ao ex-presidente. Caberá a ele organizar o processo eleitoral para escolha do novo presidente da entidade.

Até o momento, a CBF não se manifestou oficialmente sobre a decisão.

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF Anterior

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Carlo Ancelotti é anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira Próximo

Carlo Ancelotti é anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira

Deixe seu comentário